quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Shabby Chic - o romântico desgastado

Olá pessoal,
Hoje quero apresentar para quem não conhece um estilo de decoração pelo qual sou encantada, o Shabby Chic

Ele foi criado recentemente, pela decoradora inglesa Rachel Ashwell, inspirada nas casas de campo que tinham como característica as paredes e mobília brancos. 
A palavra shabby significa gasto, desbotado e para esse estilo são usadas peças e objetos antigos, vintage e móveis que chamamos aqui de móveis de demolição, ou pátinas. A reutilização é também um conceito que predomina nesse estilo, já que você pode jogar um banco de madeira velho no canto da sala, ou reaproveitar aqueles vidros que ia jogar fora para fazer arranjos. 
Todos os tons neutros são bem vindos, desde o branco, cinzas, beges e rosés. O colorido fica com as cores pastéis, açucaradas e resquícios de tons fortes, como o vinho e marrom em pequenos detalhes, como em alguma estampa floral, muito utilizada no Shabby Chic. A estampa clássica é a com motivos de rosas, mas por ser um estilo campestre, vale qualquer estampa floral suave, flores do campo, lavandas... e flores não podem faltar! Em taças, em bules, em vidros e em latas. Qualquer coisa pode ser um vaso. Muito rústico? Amarre um renda! Isso é o Shabby Chic. Velas idem, mesma coisa. O Romântico predomina aqui.
Almofadas, cortinas e colchas podem se transbordar de babados, rendas, drapeados e detalhes bordados.  
Sabe aquele paninho de crochê, na penteadeira em baixo do perfume?
Aquele guardanapo de algodão com iniciais bordados?
Aquela baixela da vovó que ninguém quer?
Shabby Chic!

Separei algumas fotos para vocês terem ideia de quão sensível, delicado e feminino é este estilo de decoração, sem perder o natural. Encontrei na minha pesquisa um blog de uma moça com fotos da sua casa, toda nesse estilo! Toda mesmo, e de algumas outras pessoas também. É esse aqui.

Como eu amo muito tudo isso, na Ar da Graça não podia ser diferente. Paninho de crochê da vovó tem aqui, velinhas perfumadas, água de lavanda, de rosas, vasinhos, caminhos de mesa... até casinhas móbile estilo Shabby eu faço!

Curtam bastante, apliquem nas suas casas, em detalhes, nos ambientes que quer dar um toque especial, receba alguém com uma mesa nesse estilo... acho o Shabby um carinho que agente faz pro lar, não é?












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...